Nossa história teve início em Dezembro de 2004.

Poderíamos contar aqui uma versão romântica, mas a realidade foi esta: A Pavin começou porque um casal precisava de renda para prover sua família. Com 3 filhos adolescentes à época, tomaram coragem para abrir a empresa e, com ela, sustentar seus projetos e sonhos.

É por isso que gostamos de dizer que somos UMA FAMÍLIA, além de uma empresa. Porque a cada ano e a cada obstáculo vencido, a família foi crescendo e outros sonhos, de cada vez mais pessoas, também se tornam realidade graças à PAVIN.

Mas para compreender melhor a história e os valores da nossa empresa, é preciso conhecer – ainda que brevemente – a história dos seus fundadores.

Valdemar Rodrigues

Um trabalhador incansável. Criado na roça, no estado do Mato Grosso, começou a trabalhar aos 7 anos de idade e nunca mais parou. Após muito esforço (e vários km percorridos a cavalo para estudar, como ele mesmo gosta de contar) concluiu o Ensino Médio e aos 18 anos deixou o sítio onde vivia e chegou em Americana/SP em busca de novas oportunidades. 

Logo conseguiu um emprego no Banco Bradesco, onde construiu uma carreira sólida e brilhante por 25 anos. Neste período visitava muitos clientes empresários, mas o ramo de confecção sempre o encantou. Apesar de bancário de sucesso, problemas de saúde causados pelo stress fizeram com que ele se desligasse do banco.

Após alguns trabalhos independentes que o permitiram conhecer mais sobre o universo das confecções e do varejo de moda, no final de 2004 ele decidiu que era nesse ramo que iria empreender. Comprou uma “lojinha” de roupas na Av. Iacanga e traçou muitos planos para ela.

Antes de continuar, vamos falar da outra “peça” fundamental para o início da nossa empresa.

Osmarina Pavin, ou melhor: Marina

Nascida em uma família humilde e religiosa, foi criada em um sítio em Mato Grosso. Rodeada de muitos irmãos, aprendeu desde cedo a zelar por sua casa e a cuidar das pessoas com carinho e amor.

Estudou até a 7ª série, mas, apesar do pouco estudo, é dona de uma sabedoria invejável à estudiosos e doutores. Isso sem falar no dom da oratória! 

Aos 21 anos se casou com Valdemar, deixou seus pais e irmãos, se mudou para Americana e por alguns anos trabalhou como vendedora, até hoje sua função favorita e sua especialidade.

Após o nascimento dos filhos, deixou o trabalho e por muitos anos se dedicou, exclusivamente, a cuidar da família. Somente quando os filhos já eram adolescentes Marina voltou a trabalhar fora para gerenciar exatamente a (adivinhe!) “lojinha” da Av. Iacanga.

Agora que já contamos que a origem de tudo foi a coincidência – preparada por Deus – dessa loja ter sido colocada à venda na época certa aliada à urgente necessidade do casal de prover sua família, continuemos... Porque o famoso espírito empreendedor, mesmo, só veio depois.

Uma vez a loja em atividade, precisávamos de um nome e escolhemos PAVIN porque, além de ser um sobrenome forte, funciona como um convite: Se é Pavin, venha! E também pode ser divertido: É Pavin e “ voltá" sempre! Piadinhas que adoramos ouvir de nossos clientes.

A partir daí o crescimento foi rápido.

Em 20 de janeiro de 2005 – data que consideramos nosso aniversário oficial – foi produzido o primeiro produto com a marca PAVIN. A confecção ocupava um pequeno salão na cidade de Santa Bárbara d’Oeste. Menos de um ano depois a fábrica foi ampliada para uma área de 800m² e em 2014 para a atual sede, um pouco menor, porém mais bem localizada, em Americana/SP.

Em 2006 foi inaugurada a loja do centro de Santa Bárbara d’Oeste – nossa segunda loja. Ela começou em um salãozinho bem pequeno e tímido. Em 2008 foi para um salão maior e em 2014 cresceu mais uma vez, passando a atender nossos clientes barbarenses com o mesmo carinho de sempre em um espaço muito mais moderno e aconchegante.

Já a nossa loja do centro de Americana – terceira loja – foi inaugurada em 2009. Apesar de ocupar o mesmo salão desde então, já passou por reformas e melhorias visando, sempre, o acolhimento e o bem-estar de cada um que passa por nós.

Paralelamente à abertura das novas lojas, ali na “lojinha” da Av. Iacanga as paredes foram derrubadas – literalmente – para ampliar a loja e criar ambientes divididos por departamentos. Até hoje, nossa agora “baita loja” ocupa uma área de 3 salões que totalizam quase 300m² de área. Temos muito orgulho da nossa MATRIZ!

Além das lojas voltadas ao varejo, a Pavin também se desenvolveu com as vendas no atacado. Produzindo e enviando para todo o Brasil, nossa empresa ajuda outras pessoas e comerciantes a terem uma nova fonte de renda ao revenderem nossos produtos. O mesmo aconteceu com a “produção privada” onde a Pavin oferece sua estrutura e experiência para confeccionar para outras marcas e, assim, permitir que mais sonhos se realizem por meio de nosso trabalho.

Agora vamos te contar uma parte não tão exitosa, mas que também foram importantes na nossa trajetória até aqui. 

Ao longo dos anos abrimos e fechamos algumas lojas? Sim!

Sofremos com a crise de 2008? Demais! E nem imaginávamos todas as outras que estavam por vir! (Olá, 2020!)

Tomamos calotes? Sim... Muitos!

Pensamos em desistir? Sim! Incontáveis vezes!

Deixamos de acreditar nas pessoas? Jamais! Nunca deixaremos!

Este é o grande diferencial da Pavin.

Foram estes aprendizados que afloraram em nós o tal do “espírito empreendedor”. Após cada desafio superado, saímos cada vez mais fortes e focados no nosso propósito: Fazer pessoas felizes... Com nossas roupas, com nosso atendimento, com nosso “jeito Pavin” de ser e se relacionar com cada uma das milhares de pessoas que passam por nós a cada mês.

Por fim, vale dizer que a nossa história ainda está sendo escrita. Lembra-se que falamos dos 3 filhos do casal? Pois bem, dois deles – duas, melhor dizendo – cresceram junto com a Pavin.

A Thatiane e a Thanilze foram ensinadas desde cedo – à exemplo de seus pais – que com trabalho duro, honestidade e respeito às pessoas é, sim, possível prosperar, superar as dificuldades e seguir trabalhando com amor rumo ao sucesso.

E neste momento da nossa trajetória, seguimos em busca da realização de novos sonhos: Valdemar e Marina sonham com a aposentadoria. Thatiane e Thanilze sonham em levar a Pavin cada vez mais longe e para mais pessoas, sem claro, se esquecerem de como tudo começou.

A Pavin existe desde 2004, mas é com muito orgulho que dizemos: A nossa história está apenas começando...